Newton Moreno

Dramaturgo , roteirista e diretor teatral


Nascido em Recife, formou-se Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (com o espetáculo Primeiras Estórias, adaptado e dirigido por João das Neves, em 1995).

Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela USP.

É autor de “Dentro” (que participou da Mostra de Dramaturgia Contemporânea do SESI em 2002) e “A Cicatriz é a Flor”, estes dois textos juntos compõe a primeira etapa do Projeto Body Art;  e “Agreste” montado pela Cia Razões Inversas em São Paulo. Por este texto ganhou o Prêmio Shell e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Crı́ticos de Artes) de melhor autor em 2004.

Recebeu Bolsa Vitae de Artes em 2003 para realizar livre adaptação teatral do livro “Assombrações do Recife Velho” de Gilberto Freyre. Espetáculo montado em 2005 em São Paulo e indicado ao Prêmio Shell de Teatro de Melhor Direção.

“Memória da Cana” (2009) recebeu Prêmio Shell e da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Direção.

Escreveu “As Centenárias”, dirigido por Aderbal Freire Filho, que recebeu prêmio Contigo! e Shell de Teatro no Rio de Janeiro em 2008.

É autor também de “Maria do Caritó', “O Livro”, “Jacinta”, “O Grande Circo Místico” em parceria com Alessandro Toller,e mais recentemente “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão”, ganhadora do Prêmio APCA de Melhor Texto.

Lançou seu primeiro livro de contos “Ópera” que foi adaptado para o palco pelo Coletivo Angu de Teatro; e prepara o lançamento de seu segundo livro “Cidades Sensíveis”.

Roteirista dos filmes “Maria do Caritó” (2019) e “Agreste” com estreia prevista para 2021

Na Rede Globo, desenvolveu alguns trabalhos, foi colaborador do seriado “A Grande Família” e criador da série “AMorteAmo”.

facebook.png