O drama O deus da cidade é composto por quadros que pretendem expor algumas das contradições dos tempos atuais. Na peça, cenas fabulares, líricas e musicais acentuam o caráter de personagens que reagem ao mundo de acordo com seus próprios valores.
O deus da cidade faz parte do projeto Brecht na Lona, contemplado pela 26ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.
Neste espetáculo, gêneros tradicionais como circo-teatro, o teatro de revista e o espetáculo de variedades inspiraram a criação de uma série de cenas independentes, que se aproximam por procurarem refletir sobre alguns impasses do nosso tempo.
Com O deus da cidade, propomos a verticalização da estética circense por meio da inclusão de uma temática de maior cunho social, utilizando como primeira inspiração o material artístico do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e do Teatro de Revista, para depois criar uma dramaturgia inédita, junto com o dramaturgo Cássio Pires. “Brecht serviu bem à primeira etapa de trabalho. Quando a companhia se aproximou dele, foi para buscar certos mecanismos de linguagem que permitem lidar com contradições sociais. Depois desse momento, começamos a fazer tentativas a partir de nossas perspectivas, de nossas perguntas sobre o mundo em seu atual estágio de desenvolvimento. Então, nesse sentido, Brecht foi um ponto de partida, não exatamente um ponto de chegada”, comenta o dramaturgo.
O espetáculo faz curta temporada no Espaço dos Fofos em março e abril de 2016.
dramaturgia
Cássio Pires
direção
Fernando Neves
direção musical e pianista
Fernando Esteves
elenco
Carlos Ataide, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, Katia Daher, Marcelo Andrade, Rafaela Penteado, Simone Evaristo, Silvia Poggetti e Zé Valdir.
cenário
Fernando Neves, Marcelo Andrade e Zé Valdir
iluminação
Eduardo Reyes
operação de luz
Paulo de Pontes
figurino
Carol Badra e Leopoldo Pacheco
fotografia
Ligia Jardim
design gráfico
Eduardo Reyes
assessoria de imprensa
Pombo Correio
PROJETO BRECHT NA LONA
Coordenadores da oficina
Fernando Neves, Fernando Esteves, Cris Rocha , Erica Montanheiro e Kátia Daher
workshop de canto
Cida Moreira
prática de canto
Francesca Della Monica e Marcelo Boffat
palestrantes
Alexandre Mate, Celso Frateschi, José Antonio Pasta Jr., Kleber Montanheiro e Sérgio de Carvalho
direção de produção
Eduardo Reyes
produção
Os Fofos encenam - Cooperativa Paulista de Teatro
realização
Programa Municipal de Fomento ao Teatro – Secretaria de Cultura - Prefeitura de São Paulo
duração: 100 minutos
classificação: 16 anos