Durante uma apresentação, o anão proprietário do circo é misteriosamente assassinado com um tiro as vistas da platéia, em pleno picadeiro. Utilizando-se do recurso de flash-back, o espetáculo mostrará os momentos que antecederam o crime, revelando o cotidiano daquela família circense e as possíveis razões que cada integrante da companhia teria para assassinar o anão.
Antes do enterro do anão faz parte do projeto Baú da Arethuzza, contemplado pela 21ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Nesta pesquisa, Os Fofos Encenam se propuseram a investigar a evolução da teatralidade circense (cenografia, dramaturgia e interpretação) durante o período de 1910 à 1950, a partir da realização de cinco montagens que aconteceram ao longo de 2013 - quatro textos do repertório do Circo-Teatro Arethuzza e uma Pantomima criada pelos Fofos.
Para esta primeira montagem, o diretor Fernando Neves, herdeiro do Arethuzza, propôs aos atores dos Fofos um experimento cênico sobre a Pantomima. O artista circense, através de suas habilidades físicas, encontrava nessa linguagem um campo fértil para explorar as primeiras manifestações teatrais dentro do circo, utilizando-se de apenas alguns elementos cênicos e assumindo o picadeiro como cenografia.
Neste primeiro estudo, os Fofos experimentam unir a liberdade de criação do ator contemporâneo à busca de uma linguagem expressiva não-verbal, tendo como referência a essência da Pantomima.
roteiro
Os Fofos Encenam
direção
Fernando Neves
direção musical
Fernando Esteves
assistente de direção
Paula Hemsi
elenco
Carlos Ataide, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, Katia Daher, Marcelo Andrade, Paulo de Pontes, Stella Tobar e Zé Valdir
atrizes substitutas
Laíza Dantas e Paula Hemsi
consultoria artística
Antonio Santoro
espaço cênico
Fernando Neves, Marcelo Andrade e Zé Valdir
iluminação
Eduardo Reyes e Paula Hemsi
figurino
Bruno Spitaletti
fotografia de cena
Amanda Vieira
direção de produção
Eduardo Reyes
Duração: 45 min.
Classificação: 18 anos