Fernando Neves

Ator, diretor teatral, professor e coreógrafo


Com sólida formação acadêmica e artística, é graduado em Letras pela Faculdade de Letras – Universidade de São Paulo, USP(1975/80). Estudou Teatro Brasileiro com Décio de Almeida Prado (1976/78), Preparação vocal com Maria do Carmo Bauer (1980), Expressão Corporal com Klaus Vianna (1985), Dramaturgia com Mariângela Alves de Lima (1990/91), Preparação Vocal com Eudosia Acuña (1991), Canto e Violão com Gustavo Kurlat e Zero Freitas (1990/91), estudos do Método Suzuki (1995). 

Com uma consistente carreira dedicada ao teatro, podemos destacar suas participações como ator em mais de 35 peças em que foi dirigido por nomes como: Márcio Aurélio, Gabriel Villela, Marco Nanini, Maurice Vanneau, Francisco Medeiros, Ednaldo Freire, entre outros.

Em sua profícua carreira de ator, destacam-se: Fim de Jogo (de Samuel Becket, 1980/81), As Malandragens de Escapino (de Molière, 1982), Uma História de Amor (adaptação de Hugo Della Santa para a obra de Jorge Amado, 1983), Minha Nossa (de Carlos A. Soffredini – Produção do Grupo Mambembe, 1984), Inimigos de Classe (de Nigel Williams – Produção do Grupo Mambembe, 1985), Mais Quero Asno que me Carregue do que... (de Carlos Alberto Soffredini, 1985), Vestido de Noiva (de Nelson Rodrigues, 1987), Lampião e Maria Bonita no Reino do Divino (de Anamaria Dias, 1988), Antares (de Alcides Nogueira, 1990), Homeless (de Noemi Marinho, 1991), Gianni Schicchi (Opera de Puccini com produção do Theatro Municipal de São Paulo, 1992), A Guerra Santa (de Luís Alberto de Abreu, com participação London International Festival, 1993), La Chunga (de Mário Vargas Llosa, participação no Hispanic American Art Center Usa, 1995), Mary Stuart (de Fiedrich Schiller, 1996), O Médico e o Monstro (de George Osterman, 1994), Morte e Vida Severina (de João Cabral de Melo Neto, 1997), O Maligno Baal (de Bertolt Brecht, 1998), Deus Sabia de Tudo... (de Newton Moreno, 2001), Nossa Vida em Família (de Oduvaldo Vianna Filho, 2001/02), Auto da Paixão e da Alegria (de Luís Alberto de Abreu, 2002), Galeria Metrópole (de Mario Viana, 2004), Assombrações do Recife Velho (texto Newton Moreno com a Cia Os Fofos Encenam, 2005), Maria do Caritó (de Newton Moreno, 2010).

Em televisão, destacam-se as participações como ator em: As Pupilas do Senhor Reitor (SBT, 1994/95), Chiquititas (SBT, 1999), Os Ricos Também Choram (SBT, 2005), Cidadão Brasileiro (Record, 2005), Maria Esperança (SBT, 2007), Água na Boca (Band, 2008). E mais: Carandiru, O Rei do Gado e Boca do Lixo (TV Globo) e Dona Anja (SBT). 

 Como ator em cinema, destacam-se: Folias Siderais (curta de Regina Rheda, 1980), As Mesmas Perguntas (curta de Joel Yamaji, 1980), Fuzarca no Espaço (curta de Regina Rheda, 1981), 500 Anos do Brasil (curta de Manguinha, 1998). 

Em rádio, destacam-se suas atuações em Anita Garibaldi (radionovela de Carlos Alberto Soffredini, 1984), Verdes Vidas (radionovela de Benê Rodrigues, 1985) e outra radionovelas e contos radiofônicos de vários autores de 1986 a 1990. 

Como diretor de teatro e coreógrafo, possui extensa produção como docente e preparador de atores. É diretor e fundador da Cia. Os Fofos Encenam.

Entre suas dezenas de peças dirigidas, destacam-se: Auto de Natal Caipira (de Carlos Alberto Soffredini, 1992), A Mulher do Trem (de Maurice Hanequin, com a Cia Os Fofos Encenam, 2003/04), Ferro em Brasa (de Antonio Sampaio, com a Cia Os Fofos Encenam, 2006), O Médico e os Monstros (adaptação de Mário Viana, Produção Grupo La Mínima e SESI Paulista, 2008), Maconha, o Veneno Verde (Montagem do Circo de Teatro Tubinho, 2011), O Deus da Cidade (de Cássio Pires, com a Cia. Os Fofos Encenam, 2016).  

Em 2013, com a Cia. Os Fofos Encenam, cria o Projeto Baú da Artehuzza com a montagem de cinco espetáculos de acervo do Ciro-Teatro Arethuzza: a Pantomima: Antes do Enterro do Anão;    a Burleta Caipira: Vance não viu minha Fia?; o Melodrama policial: A Ré Misteriosa; o Melodrama Religioso: A Canção de Bernadete e a Chanchada: Dar Corda pra se Enforcar.

Em 2014, dirige para a Academia de Palhaços o projeto O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços, com a montagem de cinco espetáculos de rua apresentados em uma Kombi-Palco: O Teatro Mambembe do Doutor Fracassa (adaptação do texto O Mambembe de Arthur Azevedo), As Desgraças de uma Criança (de Martins Pena), Lágrimas de mãe (de José Soares), Nosferatu, o Vampiro das Sombras (pantomima inspirada nos filmes homônimos de Murnau e Herzog), A Paixão de Cristo segundo São Rubinho (da Academia de Palhaços). 

Como docente, tem destacada produção nas seguintes instituições de ensino: Faculdade Paulista de Artes – FPA (Laboratórios de Montagem de 2005-2009), Teatro-Escola Célia Helena (aulas de interpretação de 2006-2009), Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (professor convidado de interpretação entre os anos de 2009 e 2010). 

Recebeu prêmios: Governador do Estado (Melhor ator por Lampião e Maria Bonitinha no Reino do Divino – 1988), FESTIVALE – Festival de Teatro do Vale, São José dos Campos (A Mulher do Trem ganhou vários prêmios, entre os quais Melhor Espetáculo e Direção, 2003), Qualidade Brasil (Melhor Ator por Assombrações do Recife Velho, 2005).