Erica Montanheiro

Atriz, arte educadora e produtora teatral


Formada em teatro pela École Philippe Gaulier (Paris, França) e em Letras pela USP. Realizou oficinas coordenadas por Maria Thaís, Cristiane Paoli-Quito e Francesca Della Monica. Atua profissionalmente há 16 anos.

Trabalhou sob a direção de Jô Soares, Ana Roxo, Kleber Montanheiro, Marco Antonio Pâmio, William Pereira, Zé Henrique de Paula, entre outros. Como assistente de direção trabalhou com Soledad Yunge (A Dança do Universo, com o Núcleo Arte e Ciência no Palco) e Juliana Monteiro (espetáculo Os Meninos e as Pedras, de Antônio Rogério Toscano). Participou de estágio no Théâtre Du Soleil, coordenado por Ariane Mnouchkine.

Realizou pesquisa sobre o Melodrama francês e residência artística no Centre des Récollets e na Cité des Arts (Paris, França), onde criou e apresentou o solo Valsa nº6, baseado na obra de Nelson Rodrigues (2008/09). Produziu o projeto de Arte Educação Letras de Luz, coordenado por Heitor Goldflus, patrocinado pela Energias do Brasil e realizado pela Fundação Victor Civita.

Nos Fofos, além de atriz e produtora, participa da equipe que ministra oficinas sobre Circo-Teatro, sendo responsável pelas práticas de Melodrama. Ganhou o prêmio FEMSA de teatro infantil e jovem 2008 na categoria melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo Sonho de uma noite de verão.

Em 2014, estréia o espetáculo Ópera do Malandro, de Chico Buarque, sob a direção de Kleber Montanheiro, com a Cia. da Revista.

facebook.png