Rafaela Penteado

Atriz


Iniciou seus estudos no Teatro Escola Macunaíma, formou-se em 2007. Em 2012 graduou-se em Artes Cênicas. Desde o início de sua graduação iniciou seus trabalhos como atriz, assistente de direção  e produtora  junto a Cia Os Fofos Encenam, desde então trabalha ativamente junto a Cia.

Integrou o Grupo Folias D'arte onde desenvolveu a dramaturgia de Folias Galileu em colaboração com os artistas do elenco (dramaturgia indicado ao prêmio  APCA 2013). Atuou nos espetáculos Folias Galileu (2013) e Folias D'Arc (2014), ambos com direção de Dagoberto Feliz. Atuou também nos espetáculos Medeia: 1 Verbo (2015) e Solidão (2017), ambos com direção de Marco Antonio Rodrigues. 

Trabalhou  com o diretor João das Neves atuando no espetáculo Os Azeredos mais os Benevides (2015). 

Em 2016 atuou no elenco principal do longa metragem "Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança, filme participou da  Mostra de Cinema de Tiradentes  e recebeu o  Prêmio do Júri de Melhor Filme da Mostra Aurora, Latin American Days Film Fest – Los Angeles – EUA – Best Festure Film, entre outras premiações. 

Desenvolveu a dramaturgia de Teseu: Uma Rapsódia dos Momentos que não será lembrados dirigida por Fernando Nitsch em 2017.

Ao longo de sua carreira foi produtora e articuladora cultural de diversos espetáculos e ações culturais na cidade de São Paulo.