Kátia Daher

Atriz


Formada pela UNICAMP. Começou a fazer teatro aos 13 anos de idade na sua cidade natal, Santana de Parnaíba, guiada por Edimilson Andrade, filho de artistas circenses que com a sensibilidade do seu trabalho foi influência decisiva na vida da atriz, tornando-se o primeiro Mestre na sua trajetória artística.

No ano 2000 estreia profissionalmente na montagem de Édipo Rei no palco do TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, sob a direção de Marcio Aurelio com quem trabalhou também em Fausto Zero, na Cia. Razões Inversas.

Mas foi na Cia. Os Fofos Encenam que a intensidade do fazer teatral ganhou corpo e possibilitou o amadurecimento de uma atuação profissional mais ampla.

Integrante dos Fofos desde 2001, participou do desenvolvimento das investigações de linguagens cênicas propostas no grupo pelos diretores Newton Moreno e Fernando Neves. Atuou em todos os espetáculos produzidos pela Cia. e se dedicou também às atividades pedagógicas criadas para compartilhar o trabalho do grupo em oficinas e encontros com outros coletivos teatrais. Essas atividades a levaram ao curso de Mestrado em pedagogia teatral com pesquisa específica sobre a linguagem do circo-teatro e Melodrama sob a orientação da professora e encenadora Maria Thaís na ECA-USP, produzindo a dissertação nomeada “Sob o olhar da Sobrete: a linguagem do circo-teatro brasileiro na Cia. Os Fofos Encenam” (2017).  

Em sua trajetória participou de diversas atividades de formação e aperfeiçoamento como o curso Jogos de ensamble e estrutura, os princípios teatrais de Michael Chekhov, ministrado pelos diretores e pedagogos Ma Zhenghong e Alejandro González Puche (2017); Cantos rituais de Tradição na prática do ator, por Maud Robart, importante colaboradora de Jerzy Grotowski (2014); Antropologia da voz, por Francesca della Mônica (2014); aulas de canto lírico com Krystyna Kasperowicz (2013-2015).

Desenvolveu trabalhos pedagógicos como orientadora artística no Programa Vocacional da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo em 2018 e no Programa Ademar Guerra em 2017; foi docente no curso de Iniciação Teatral para crianças do ensino fundamental das escolas municipais de Santana de Parnaíba – Secretaria Municipal de Educação (2001-2002); e para jovens da Fundação EPROCAD – Fundação Esportiva Educacional Pró Criança e Adolescente – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba em parceria com a Fundação Eprocad (2003-2004).

A assistência para Fernando Neves em diversas direções ao longo dos anos com grupos como La Mínima (O Médico e os Montros - 2008), Academia de Palhaços (O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços – 2013/2014), Damião e Cia (Burundanga - 2018), alargou o interesse para a direção teatral e a assistência aconteceu também para Maria Thaís em Pentesileia, Magali Biff em Nos Países de nomes impronunciáveis e para Pereira França Neto, o palhaço Tubinho, na Noite de Gala do Circo no Teatro Municipal de São Paulo em 2018. 

Em 2019 foi viver no Reino Unido onde participou do programa Talent Development Surgeries no Centro Cultural HOME em Manchester, e foi selecionada na audição do grupo ZU-UK, em Londres, para acompanhar os treinamentos regulares que prepararia novos integrantes para a turnê inglesa do espetáculo Binaural Dinner Date que estava prevista para o segundo semestre de 2020. 

Trazida de volta ao Brasil pela loucura da pandemia se dedica agora à escrita dramatúrgica em texto baseado nas experiências vividas como funcionária de um pub em Londres, com o coletivo de mulheres Bando, comandado por Erica Montanheiro e Ana Elisa Matos. Também está em cartaz em apresentações online com o espetáculo , de Alex Gruli e em apresentações na rua com o Circular Teatro da Cia. As Graças, no espetáculo Nas Rodas do Coração.

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