Erica Montanheiro

Atriz, dramaturga e diretora


Integrante da Cia Os Fofos encenam desde 2004. Formada pela École Philippe Gaulier, na França e em Letras, na USP. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do Sesi-British Council, sob a orientação de Marici Salomão. Participou de estágio do Théâtre du Soleil, em Paris, em 2009. Através de uma residência artística no Centre des Récollets em Paris, realizou uma pesquisa teórica e prática sobre o gênero Melodrama, que culminou em um experimento cênico sobre a Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues. Em parceria com a diretora Flavia Lorenzi, o experimento foi apresentado no espaço cênico da Cité des Arts, 2009. 

Em 2020, durante a pandemia, criou O Bando, um núcleo de estudos em dramaturgia online composto por 13 mulheres, em parceria com Ana Elisa Mattos. De julho à novembro, ministrou uma oficina online de dramaturgia e direção, juntamente com Eric Lenate, pela Oficina Cultural Oswald de Andrade. No segundo semestre de 2019 realizou o projeto Balada dos Enclausurados (texto, direção e atuação) em parceria com Eric Lenate. Integrou o elenco de Jardim de Inverno, com direção de Marco Antônio Pamio, em cartaz no Teatro Raul Cortez em 2019 e o elenco de Soror, de Luisa Micheletti, com direcão de Caco Ciocler, circulação pelos SESCs interior no início de 2020. Últimos trabalhos como atriz: Concerto para João, direção Cassio Scapin, Histeria e A noite de 16 de Janeiro, ambos com direção de Jô Soares. 

Em 2017 dirigiu seu primeiro espetáculo Vocês que me habitam, de sua autoria em parceria com Gustavo Colombini. Em 2018 dirigiu o espetáculo jovem Dois a duas, de Maria Fernanda de Barros Batalha - que venceu o prêmio APCA como melhor espetáculo jovem e o Prêmio SP de melhor espetáculo jovem e melhor atriz coadjuvante. Assina a direção, em parceria com Eric Lenate, do espetáculo A Serpente, de Nelson Rodrigues. Ganhadora do Prêmio FEMSA como melhor atriz coadjuvante, por Sonho de uma noite de verão, sob a direção de Kleber Montanheiro, e do Prêmio Aplauso Brasil como melhor atriz coadjuvante por Histeria, sob a direção de Jô Soares. Indicada a melhor atriz por Inventário pelo prêmio Aplauso Brasil 2019. 

facebook.png