Gólgota foi Apenas um Princípio

junho 24, 2016

O Espaço dos Fofos recebe a estreia de Gólgota foi Apenas um Princípio


Golgota-interno.jpg


Coletivo de dramaturgos estreia sua primeira montagem explorando os caminhos dos discursos de ódio no Brasil atual.

Inspirada pelos frequentes casos de linchamento coletivo, Gólgota foi Apenas um Princípio busca desvendar as estruturas simbólicas que sustentam os discursos de ódio atualmente propagados no país. A montagem do Coletivo Dramaturgia em Movimento  faz sua primeira temporada no Espaço dos Fofos.

Criado a partir do encontro entre dramaturgos que fizeram parte do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council em 2014, o CDM é um grupo de artistas que tem na dramaturgia sua principal afinidade, mas que transita entre diversos campos de expressão e exercício do teatro, intercambiando as funções de direção, atuação e preparação corporal e vocal. Nessa primeira montagem, quem assume a dramaturgia e direção é Luiz Antonio Farina e os seus outros integrantes, Ave Terrena, Fernando Aveiro e Monalisa Vasconcelos compõem o elenco.

O linchamento coletivo de Fabiane Maria de Jesus, ocorrido no Guarujá em 5 de maio de 2014 após falsas acusações virtuais de realização de magia negra com crianças e a erupção dos mais diversos discursos extremistas durante as últimas eleições serviram de inspiração para a montagem.

“Se, antes, determinadas opiniões costumavam permanecer veladas ou restritas a pequenos grupos - com destaque àquelas que propagam o ódio explícito a determinadas classes ou minorias - hoje, com a internet, são expressadas sem pudor. Além disso, a preocupação com a verdade parece ser cada vez menor. O que importa é a produção de discursos que levem a algum tipo de mobilização e, muitas vezes, à violência. É justamente da urgência de expôr o funcionamento de certos mecanismos discursivos que nasce Gólgota foi Apenas um Princípio”, explica o autor e diretor Luiz Antonio Farina.

Neste contexto, é importante ressaltar a arbitrariedade e os interesses escondidos nesses discursos. Por isso, a estilização declarada das atuações é um ponto fundamental para montagem. “Nossas figuras são inegavelmente artificiais, mas são, também, orgânicas. É justamente por meio das contradições, formais inclusive, que a encenação acredita ser possível provocar uma reflexão mais complexa. Queremos mostrar como podemos enxergar com naturalidade aquilo que é claramente uma construção”, acrescenta.

Desse modo, Golgota foi Apenas um Princípio destaca o caráter artificial, não natural e, consequentemente, político, dos sistemas que propagam as sentenças de ódio. E assim, procura revelar quais são as suas verdadeiras intenções e quem são aqueles que delas podem se beneficiar.

A montagem fica em cartaz no Espaço dos Fofos às sextas e sábados | 21h e domingos | 19h até 17 de julho de 2016.

 

duração: 80 minutos
classificação indicativa: 12 anos
capacidade: 40 lugares
ingressos: GRATUITOS
Retirada de ingressos na bilheteria do Espaço 1 hora antes de cada sessão.

SINOPSE
Gólgota acontece dentro de um condomínio fechado, onde uma mulher se dá conta da ausência de seu filho, que deixa de dar notícias, após sair para brincar na rua. Ela o procura e, em seu percurso, se depara com um Sacerdote, com um Político e, também, com dois Vizinhos. Crendo estar o seu filho em perigo, a busca da mãe torna-se progressivamente uma busca pelas pessoas que, segundo o que pensa, escuta e reproduz, podem ser as culpadas pelo seu desaparecimento.

 

FICHA TÉCNICA
texto e direção: Luiz Antonio Farina
elenco: Ave Terrena, Diego Dac, Fernando Aveiro e Monalisa Vasconcelos
direção de arte: Diego Dac e Saulo Santos (Ateliê Russo)
iluminação: Marcela Páez
trilha original: Pedro Montagnana, Rafael Baptista e Thomaz Pimentel (Pé Grandes Produções)
preparação Corporal: Ave Terrena
preparação vocal: Fernando Aveiro
produção executiva: Nara Zocher
cenotécnica: Nilton Santos
design gráfico: Mariano Mattos Martins
potos de processo: Herbert Baratella
fotos divulgação: Leekyoung Kim
assessoria de imprensa: Renan Ferreira
site: Daniele Carolina
realização: Coletivo Dramaturgia em Movimento e Governo do Estado de São Paulo

facebook.png


Agenda

Em breve, novas atividades